Aprendizado prático com Aula de Campo!

Ao sair da sala de aula, motivamos o aprendizado através da experiência!

Segundo o conceito de aprendizagem significativa (Ausubel, 1963), tal aprendizagem é uma atitude relacional, pois está relacionada com os conhecimentos prévios e experiências vividas. É sobre como vemos e interpretamos a realidade que nos rodeia. Ela considera, portanto, que a assimilação de conhecimentos ocorre sempre que uma nova informação interage com outra existente na estrutura cognitiva, mas não com ela como um todo; o processo contínuo da aprendizagem significativa acontece apenas com a integração de conceitos relevantes.

Visando potencializar o aprendizado através do diálogo entre as disciplinas e a aplicação prática das teorias, as saídas pedagógicas se apresentam como uma oportunidade do educando ampliar o seu conhecimento. É um estímulo ao aprendizado interdisciplinar, através de uma abordagem de temas ambientais, culturais e sociais, de acordo com a realidade na qual está inserido, dando significado ao mesmo, visto que todo processo de aprendizagem ocorre num contexto sociocultural.

Sendo assim, o conhecimento está para além dos muros da escola e a promoção de tais momentos, promove o desenvolvimento integral do educando, fazendo com que o mesmo atue como protagonista do conhecimento, a partir de uma postura ética,crítica e reflexiva a respeito da sociedade na qual está inserido (de acordo com as competências da Base Nacional Comum Curricular-BNCC).